No dia 6 de Junho celebrou-se mais um Dia do Agrupamento em que todos os alunos se reuniram na EB23 Virgínia Moura. Várias atividades decorreram , com entusiasmo de todos. A sala de Ciências teve grande afluência.
A Educação para a Saúde esteve presente, com o Gabinete de Educação para a Saúde , onde distribuimos folhetos informativos, entregamos Kits e medimos a Tensão Arterial. A Coordenadora contou com a colaboração de alguns alunos do 9º ano.
quarta-feira, 13 de junho de 2012
terça-feira, 12 de junho de 2012
O PRINCIPEZINHO NO SÉCULO XXI - COMO SOBREVIVER À ADOLESCÊNCIA
A prof. Clara Ramos, com a sua direção de turma- 9ºC, e colaboração da prof. Raquel Castro, do Clube de Teatro, desenvolveram um projeto dentro do âmbito de Educação para a Saúde, que consistiu numa dramatização do livro " O pricipezinho no século XXI". Várias temáticas foram abordadas:
- A alma também dói
(Bullying; rejeição)
-O meu prato é o meu retrato
(Distúrbios alimentares)
- Vida em suspenso
(gravidez na adolescência)
- (In)dependências
- Socorro… sou adolescente
(relação com os pais; as saídas).
Projeto de reescrita do livro O PRINCIPEZINHO NO SÉCULO XXI – PELA SAÚDE NA TERRA Autora : Manuela Lopes Livro disponível na BE da Escola e em http://www.portoeditora.pt/pdf/20092880_TXT_P001_008.pdf
Objetivos:
1. Refletir sobre os temas do projecto “Educação para a Saúde”
2. Aprofundar a reflexão sobre temas estruturantes do desenvolvimento na adolescência
3. Refletir sobre atitudes e valores
4. Discutir opções de vida
5. Adquirir técnicas de concentração e de melhoria da postura corporal
6. Desenvolver competências ao nível da expressão oral
7. Desenvolver competências ao nível da expressão escrita
8. Articular conteúdos e competências de várias áreas curriculares (Ciências Naturais, Língua Portuguesa, Formação Cívica, Educação Moral e Religiosa)
Calendarização: As fases do trabalho foram desenvolvidas no 2.º e 3.º períodos A apresentação final foi no 3.º período – dia do Agrupamento ( 6 de Junho)
Projeto de reescrita do livro O PRINCIPEZINHO NO SÉCULO XXI – PELA SAÚDE NA TERRA Autora : Manuela Lopes Livro disponível na BE da Escola e em http://www.portoeditora.pt/pdf/20092880_TXT_P001_008.pdf
Objetivos:
1. Refletir sobre os temas do projecto “Educação para a Saúde”
2. Aprofundar a reflexão sobre temas estruturantes do desenvolvimento na adolescência
3. Refletir sobre atitudes e valores
4. Discutir opções de vida
5. Adquirir técnicas de concentração e de melhoria da postura corporal
6. Desenvolver competências ao nível da expressão oral
7. Desenvolver competências ao nível da expressão escrita
8. Articular conteúdos e competências de várias áreas curriculares (Ciências Naturais, Língua Portuguesa, Formação Cívica, Educação Moral e Religiosa)
Calendarização: As fases do trabalho foram desenvolvidas no 2.º e 3.º períodos A apresentação final foi no 3.º período – dia do Agrupamento ( 6 de Junho)


quarta-feira, 23 de maio de 2012
quinta-feira, 26 de abril de 2012
PASSE ( Programa de Educação Alimentar saudável e Saúde Escolar)
O nosso Agrupamento está inscrito no programa PASSE. Várias atividades têm sido realizadas com os alunos do Pré-escolar e do 1º ciclo, no âmbito da Educação Alimentar.
Passa-se, de seguida, a mostrar o trabalho desenvolvido por algumas das escolas escolas EB1/JI.
A turma 3B da EB1/JI Monte - Guardizela no dia 24 de fevereiro de 2012 recebeu a visita da Srª. Enfermeira Natália Vale, do Centro de Saúde de Vizela para dinamizar a 5ª sessão do Pass3. Esta sessão teve como metas/ objetivos:
- Estimulação das várias dimensões do gosto
- Ser capaz de nomear e conhecer alimentos diversos
- Estimular o contacto com vários alimentos a nível sensorial
- Despertar o interesse e curiosidade por diferentes alimentos
- Ser capaz de agrupar os alimentos de acordo com os seguintes critérios: tacto, visão, audição, olfacto e paladar.
Os alunos receberam a senhora enfermeira com entusiasmo e alguma curiosidade. Mantiveram-se atentos e colaboraram com empenho no jogo e apresentações realizadas. Na 1ª fase: Representação da aliança de trabalho 2ª fase: Condução da dinâmica “Adivinho nas sombras…” criação de equipas. 3ª fase: Trabalho em grupo “À mesa com…” 4ª fase: Súmula das Aprendizagens “pequena apresentação” Conjunto de alimentos reais (preferencialmente)
Foi uma tarde divertida com o jogo dos alimentos e dos sentidos.
A docente de Guardizela
Rosa Maria Machado Silva
A escola EB1/ JI do Alto Lordelo apresenta algumas atividades que realizaram no âmbito do Passezinho ( Pré-escolar).
- Sensibilizar para a experimentação de novos alimentos tais como frutos.
Após a sensibilização para experimentação de novos alimentos, fomos fazer o jogo dos sabores.
Descascamos os frutos que as crianças trouxeram e colocámo-los sobre a mesa, de seguida, cada criança tinha de provar o fruto que lhe tocava na imagem que tinha escolhido. No final todos, eram convidados a provar todos os frutos apresentados.
Após isto discutimos o facto de haver meninos que ainda lhes custou provar alguns frutos e a importância de insistir em provar, para se gostar e que mesmo não gostando tanto; temos de comer de tudo o que está na roda dos alimentos.
- Sensibilização para comer legumes e sopa, e identificar os legumes existentes na roda dos alimentos.
Após o reconto da história " o nabo gigante"por uma mãe, com recurso a fantoches e legumes.
Fizemos uma sopa na sala com vários legumes (nabo, ervilha, feijão verde etc). Esta sopa foi comida ao almoço por todas as crianças.
Desta forma as crianças perceberam o quão é importante os legumes na nossa alimentação, a constituição da sopa e ainda que os legumes são afinal saborosos. Já na sala falamos à nossa mascote a " laranjinha " que gostamos muito de sopa e que nela podemos comer muitos legumes, e nomeamos os vários legumes que já conhecemos e os que comemos.
- Apresentação das histórias "o primeiro dia do Ruca na escola " e o feitiço da birra ".
Refletimos em grupo sobre momentos de crise tais como; o caso de uma criança que chorou durante muito tempo no período de adaptação ao Jardim e sobre uma outra que se recusava a realizar as suas tarefas.O
grupo contribuiu para o colmatar destas situações tendo desempenhado um papel importante juntamente com a educadora.
Através do reforço positivo e com o jogo "os chorões ", onde as crianças fingiam chorar conseguimos ajudar estas crianças a superar as suas dificuldades.Todos refletimos sobre a importância do trabalho e de estar bem para aprender e ser feliz.
No âmbito da higiene oral;
-História do lambão e o glutão,(dois micróbios que gostam de fazer as suas casas nos dentes sujos).
-Canção "um copo com água".
sexta-feira, 20 de abril de 2012
FESTIVAL DAS SOPAS- Feira Medieval
No dia 23 de Março, ocorreu, mais uma vez, a Feira Medieval do Agrupamento Virgínia Moura. A educação para a Saúde participou, no âmbito do Festival das Sopas, procurando realçar a importância das sopas nas nossa alimentação. Para isso contamos com a colaboração das Associações de Pais das 7 EB1 do nosso agrupamento, que confeccionaram sopas deliciosas, que foram colocadas à evnda para toda a comunidade, que nos veio visitar e honrar com a sua presença nesse dia.
Sopas – Feira Medieval
Guardizela – Canja de Galinha
Outeirinho – Caldo à lavrador
Vermis – a confirmar
Carreiro – sopa saudável
Alto – sopa de pedra
Gandarela – creme de legumes
Conde – Sopa à Conde
Sopas – Feira Medieval
Guardizela – Canja de Galinha
Outeirinho – Caldo à lavrador
Vermis – a confirmar
Carreiro – sopa saudável
Alto – sopa de pedra
Gandarela – creme de legumes
Conde – Sopa à Conde
quarta-feira, 14 de março de 2012
Dia Internacional da Mulher
Neste dia, para destacar a importância da Mulher na sociedade várias atividades foram desenvolvidas:
- Exposição/ painel no átrio da escola
- Ação de Sensibilização “ Igualdade de género e violência no namoro”, pela Cruz Vermelha Portuguesa- delegação de Guimarães, para os alunos de 9º ano.
- Exposição/ painel no átrio da escola
- Ação de Sensibilização “ Igualdade de género e violência no namoro”, pela Cruz Vermelha Portuguesa- delegação de Guimarães, para os alunos de 9º ano.
Subscrever:
Mensagens (Atom)